sexta-feira, 6 de setembro de 2013

APRIMORAMENTO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEXTO DE APRESENTAÇÃO

Desde que nascemos, aprendemos a interpretar gestos, olhares, palavras e imagens. Esse processo é potencializado pela escola, por meio da leitura e da escrita, o que nos dá acesso a grande parte da cultura humana. Isso envolve todas as áreas, pois, mais do que reproduzir o som das palavras, trata-se de compreendê-las - e quem sabe relacionar termos como paráfrase, latifúndio, colonialismo e transgênico aos seus significados faz uso de um letramento obtido em aulas de Língua PortuguesaGeografiaHistória e Ciências, respectivamente.Segundo Luiz Carlos de Menezes(Nova Escola - edição 215, de setembro de 2008).A chamada alfabetização científico-tecnológica mostra essa preocupação no ensino de Ciências. A competência de ler e escrever, aliás, se desenvolve com a "leitura do mundo" no sentido usado por Paulo Freire - e todo educador deve fazer isso sozinho e em associação com seus colegas.

   

Depoimento
Comecei minha vida escolar muito cedo. Aos cinco anos de idade já frequentava uma escolinha do bairro para socializar com crianças e permaneci ali por dois anos. Gostava muito daquela convivência e da forma lúdica como aprendíamos a cantar, reconhecer as letrinhas, escrever, formar palavras, desenhar e inventar histórias a partir de ilustrações que nossa professorinha nos dava para colorir. Os joguinhos, quebra cabeça e outros recursos, não tão tecnológicos como os atuais, nos instigavam a descobrir o mundo da leitura, com todas as suas particularidades que fazem com que possamos dar asas à imaginação, os teatrinhos também divertiam toda a turma.  Lembro-me que a professora usava, além cartilha, pequenos textos com ilustrações que deveríamos colorir e, ao final de todo trabalho de escrita, ela e suas auxiliares tomavam nossa leitura para saber se conseguimos atingir o objetivo de cada tarefa.  No jardim da escolinha, havia uma caramboleira que ficava carregada de fruto. Então, sentávamos ao redor da árvore, naquelas tardes ensolaradas para ganhar um fruto. Fizemos uma apresentação do presépio, onde cada aluno era um personagem, estavam com vestimentas caracterizadas e tinham que ler um jogral, como um teatrinho. Muitas lembranças tenho, foram momentos mágicos que ficaram guardados na memória e no coração. Sou muito grata à minha primeira professorinha, Dona Cenira, muito delicada, amável e sempre preocupada conosco. Tive o prazer de reencontrá-la quando já estava com vinte e seis anos de idade, e ela, idosa, não perdia a  sua serenidade. Tenho certeza que teve um papel muito importante na minha formação como aluna e como pessoa me auxiliando a gostar de ler nessa minha primeira fase escolar. (Tânia Mara)

                UMA HOMENAGEM AO EDUCADOR





Depoimento dos componentes do grupo

MINHAS EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA

Tânia Mara
Quando eu era criança, nem sabia ler ainda, mais já ficava encantada com as ilustrações das enciclopédias de meu pai. Adorava quando minha mãe contava histórias para nós. Eu pegava os livros de minha irmã mais velha para pintar as ilustrações, que antigamente em muitos livros, vinham em preto e branco. Então, olhava as figuras e inventava as minhas histórias, devia ter uns cinco anos nessa época e não sosseguei enquanto minha mãe não me colocou na escolinha. Aprendi a gostar da leitura, da música e de artes muito cedo, minha família teve um papel  importante nesse processo. Tento passar essa importante visão para meus alunos aconselhando-os como se fossem meus filhos, é uma pena que nem todas as famílias estão estruturadas para incentivar e impulsionar os jovens na busca pelo conhecimento.
Como diz Marilena chaui, a leitura amplia horizontes, mantém a mente saudável e dinâmica. Nos reserva momentos prazeirosos de lazer , reflexão, emoções, amplia horizontes, revela mundos para que possamos viajar na imaginação. Também pode nos tirar do ostracismo e alienação dando-nos condições de entender e interagir melhor no contexto sócio-político cultural do momento. Ao criar o hábito de ler textos literários ou científicos as possibilidades interpretativas fluem, aumentam nossa imaginação e criticidade, auxiliando-nos a ter um novo posicionamento sobre si e sobre o mundo.
Falo por experiência própria. Meus alunos adoram leitura de gibi. Fazem várias visitas na biblioteca da escola para trocar livros e revistinhas que lêem periodicamente, trocam entre si também. Outros gostam de desenhar, fazer caricaturas com personagens das histórias e com isso, estão desenvolvendo suas habilidades leitora, escritora e artística. Gosto de trabalhar com recursos visuais, atlas, vídeos, tenho coleções de documentários científicos que adquiri com intuito de enriquecer minhas aulas e de dar uma possibilidade diferente de aprendizagem aos meus alunos. Mensalmente eles esperam ansiosos por essas aulas diferentes e enriquecedoras. 

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO








EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA 
 Adileia de Freitas

 Minha experiência neste mundo da Leitura foi maravilhosa. Quando eu tinha cinco anos ganhei meu primeiro livro “O Patinho Feio”. Ficava na porta da minha casa, com o livro na mão, vendo as figuras, e as crianças que passavam da Escola, achavam que eu sabia ler. Contado pela minha Mãe, que me comprou o livro por insistência minha, pois tenho uma irmã seis anos mais velha, e eu queria ter livros como ela.  Minha Mãe então, me colocou em um grupo de crianças da Igreja, para eu aprender a Ler e Escrever, e minha primeira Professora se chamava Regina, foi ela quem me ensinou as primeiras letras. Então pude ler meu primeiro livro. Com seis anos eu já estava alfabetizada, e não foi fácil ser matriculada naquela época, pois só faria sete anos em outubro. Entrei após o início das aulas, graças a insistência da minha Mãe, pois eu não dava sossego, queria carregar uma mala igual a da minha irmã. Valeu a pena, desenvolvi um gosto grandioso pela Leitura e Escrita, ganhava diplomas de concurso de redação da Família, e até hoje gosto muito de ler e escrever. A cultura em geral me fascina. A música O Caderno, de Toquinho, representa para mim, um depoimento ao longo do passar dos anos em nossa vida, da relação com o mundo da leitura e da escrita. As passagens da infância, os desenhos, o lápis de cor, as confissões na adolescência, a poesia, as letras das músicas, os depoimentos dos amigos, a faculdade, e a passagem deste grande “tesouro” para a família que construímos quando adultos. Passei este gosto para minha filha também. Sinto que quando aprendi a Ler e Escrever, foi o momento que passei a “conversar” com o Mundo e ele comigo. Agradeço muito a oportunidade que tive, e gostei muito de compartilhá-la com todos vocês.

HELENA COSTI ROSA
Lendo os depoimentos publicados não pude deixar de lembrar de boas experiências que tive, ainda quando criança, com o mundo letrado. Minha mãe sempre foi apaixonada pelas composições de Chico Buarque, então, ela ficava sentada com meus irmãos e eu ouvindo música e nos explicando a interpretação das letras. Como sempre gostou muito de ler, era normal nos resumir as histórias com todo aquele ar de suspense e empolgação. Muitos dos livros que li, foi inclusive, por curiosidade ou para constatar suas observações. Foi minha mãe, com certeza, a responsável pela minha paixão à leitura. Por esse motivo, creio na importância da família na formação básica e inicial da criança. 

EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA 
KARINE ALVES SANTOS
Este é o primeiro ano que leciono e estou gostando muito, ministro as aulas na escola Alzira Martins Lichti no morro da Nova Cintra em Santos.
Nesta escola ministro aula para 6º, 7º e 8º ano, pra mim turmas bem distintas, e a minha principal preocupação é que eles aprendam, por isso sou um pouco chata e fico perguntando toda hora a mesma coisa pra ver se eles sabem de fato.
Gostaria de ter mais tempo para poder colocar a matéria com mais calma, pouco a pouco para que eles fixassem melhor, porem
o bimestre é curto e as vezes  não dá infelizmente e não gosto de ensinar as coisa de qualquer jeito então sintetizo e consigo algumas estratégias para melhor aprendizagem desses alunos.
Essa experiência pra mim é muito gratificante gosto de lidar com crianças, amo muito, a retribuição do carinho que passamos a eles não tem preço, vem em forma de abraço, sorrisos ate de danças. É muito recompensador. 
                         


                                                                                                    


5 comentários:

  1. Olá Tânia, adorei o Blog, Parabéns!Um abraço, Adileia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. "Escrever é fácil: você começa com maiúscula e termina com ponto, No meio, você coloca ideias".

    (Pablo Neruda)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir